Quantos livros você já releu na vida ?
Caso tenha vivido a experiência de reler um livro , você deve ter percebido em alguns momentos que aquele texto familiar não era tão familiar assim.
Em seu A leitura, o professor Vicent Jouve afirma: desde que uma obra seja minimamente construída, a releitura não é apenas desejável, é necessária. O autor defende a releitura como um ato contra o modus operandi do mundo capitalista e imediatista de consumir e jogar fora.
Reler nos possibilita um entendimento maior, impossível com uma primeira leitura apenas. Jouve categoriza essa leitura inicial de leitura inocente.
Sou do time das pessoas que amam reler, ando relendo a obra de Dostoievski, também reli em 2023: dois livros da Elena Ferrante, o Sagarana do Guimarães Rosa e A hora da estrela da Clarice Lispector.
É sempre como se fosse uma primeira vez.
Um clássico é um livro que sempre tem algo a mais para nos dizer, escreveu o Ítalo Calvino no seu Por que ler os clássicos? Os livros que citei, e alguns outros, considero-os meus clássico.
Inventei até uma tradição literária de natal, todo fim de ano releio o Morte e Vida Severina, um auto de Natal poético do João Cabral de Melo Neto, texto profundo e tocante da poesia brasileira. Ele sempre enche-me de esperanças para iniciar um novo ano.
Deixo para você uma proposta: Em 2024, releia. Acredito que será uma experiência útil, e vai te amadurecer como leitor(a).
Outras Leituras
Quando o assunto é repertório, ficar só nos livros é pouco. Amamos nossos amigos de papel ou de bytes, mas é bom diversificar os tipos de textos. Nosso quadro “Outras Leituras” te ajuda na missão.
Planeta Fome
Um Ari Barroso, em 1953, num programa de rádio, ao ver a magra, desgrenhada, preta e nitidamente pobre Elza Soares, pergunta:
— De onde você veio, minha filha?
— Vim do Planeta Fome. - Responde a jovem caloura.
Nascia uma das maiores estrelas do Brasil, Elza Soares. Ácida, direta, poderosa, com uma voz e uma presença de palco inigualáveis.
Em 2019, quase 60 anos depois, Elza revive esse momento simbólico e duro de sua carreira e lança um álbum com o título “Planeta fome”.
Para ser ouvido do começo ao fim. O 34º álbum de estúdio de Elza no diz: as coisas podem não ter mudado muito, nem por isso devemos desistir.
Escute e não sucumba!
Escute na Amazon Music - Escute no Spotfy - Escute no Deezer
Em falar em Elza Soares, vale lembrar que a escritora Nina Rizzi e o Artista gráfico Edson Ikê lançaram recentemente a biografia da cantora para crianças. Elza: A voz do milênio já está repercutindo bastante na imprensa e entre as leitoras.
Leitura de mundo
Passamos em média de 9h e 32 minutos na internet.
Que tal aproveitar a temporada de recesso e férias e exercitar a leitura de mundo.
Uma boa pedida para pessoas de Fortaleza é a trilha do Parque de Cocó.
Mais informações sobre: PARQUE ESTADUAL DO COCÓ - Secretaria do Meio Ambiente (sema.ce.gov.br)
Uma última dica: a professora e escritora Licy Rodrigues está promovendo um clube de leitura das obras de Clarice Lispector. Os encontros são online via meet e você pode se inscrever gratuitamente neste link
Próximo encontro: 27.01.204 | Livro: Perto do coração Selvagem. Eu já me inscrevi.
E você o que anda lendo?
Tenho sempre tantos livros para ler que não sou adepta da releitura. Após a leitura gosto de ouvir a opinião de booktubers. Quando o livro entra para os melhores da vida fico indicando aos amigos mais próximos para depois conversarmos um pouco sobre o livro.
Gostei da ideia da espera dos textos. É como se os textos estivessem à espera de algum leitor.