A terceira vez consecutiva que participo do Encontro dos Leitores do Sertão Central, o evento que acaba de completar dez anos de existência e vigor é um marco em um tímido ciclo de eventos literários que aos poucos se desenham no Ceará, fora da atual capital Fortaleza.
O encontro serve ao público, de maneira acessível, uma programação cultural diversificada, com promissores e relevantes nomes da literatura cearense, além de promover encontro entre leitoras leitores e oportunidade de turismo em uma das regiões mais bonitas do nosso Estado, o Sertão Central cearense.
Quixadá e Quixeramobim não são Paraty, isso é uma verdade, e você não vai encontrar globais ou famosos internacionais cruzando as ruas dessas cidades, contudo eventos como o Encontro de Leitores, Slam Ceará ou as Festas Literárias do Ceará, para citar alguns, podem ser bons exercícios para nos decolonizarmos enquanto pessoas que leem.
Sei que muita gente gosta de ser leitor de maneira glamourizada, daqueles que tiram fotos das suas estantes suntuosas ou que fazem questão de perseguir um escritor celebridade, mesmo sem ter nunca lido um livro da criatura, tudo bem, cada um com suas questões, mas diversificar não só nossas leituras mas os eventos literários que frequentamos é fundamental para o fortalecimento da literatura.
Atente-se, graças ao Edital Arte da Palavra, iniciativa da Célula de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria da Cultura do Ceará, mais eventos literários estão programados para acontecer. Que tal conhecer mais nosso Estado enquanto aprecia outras leituras possíveis?
Acompanhe para saber mais:
- Encontro de Leitores do Sertão Central